• Foto do escritoras aventuras da judite

pelas terras das boas águas: ourense e allariz

Quase, quase no fim desta nossa viagem por terras galegas, não conseguimos ir para casa sem ficarmos alguns dias pelas terras das boas águas: Ourense e Allariz.

A Província de Ourense, situada no sudeste da Galiza, é conhecida pelas suas águas: as termais e as do Rio Minho, que atravessam a bela capital desta afamada região, Ourense.

Este roteiro de três dias levou-nos a conhecer as fortes tradições e as extraordinárias paisagens desta região, e ensinou-nos que, pela sua localização e bons acessos à fronteira portuguesa, é um destino que se torna fácil de se programar e visitar.

Mas também tivemos tempo para umas belas descobertas que nos inspiraram a programar futuros roteiros. E por isso, mais uma vez, chegamos ao fim de uma viagem pela bela Galiza com a sensação de que esta região nunca desilude.

DIA 1 | MONFORTE DE LEMOS - A BARCA - PARADA DE SIL - BAÑOS DE MOLGAS - XUNQUEIRA DE AMBÍA

Esta nossa primeira etapa, pelas terras das boas águas, começou bem cedo em Santiago de Compostela, onde pernoitámos, com destino ao Cañon del Sil, um dos desfiladeiros mais incríveis desta região. Mas pelo caminho decidimos parar na bela vila de Monforte de Lemos, para fazermos o nosso almoço. Nas traseiras do imponente Colegio de Nuestra Señora la Antigua fomos encontrar um enorme parque de estacionamento gratuito que dá apoio a quem visita o casco antiguo ou para quem simplesmente quer fazer uma caminhada pelo passeio fluvial que atravessa a vila.

A entrada no Cañon del Sil não engana! As estradas, tipicamente de montanha, começam a ficar estreitas e mostram-se degradadas, com curvas e declives muitas vezes intensos. Intensidade essa reforçada pelas incríveis paisagens que se vão desenhando por esta rota. Também são várias as aldeias que se edificam nesta paisagem agreste, com as suas características e património típico deste interior galego. As mais conhecidas e mais bonitas são A Barca e Parada del Sil. Uma dá início a este itinerário, pelo Desfiladeiro del Sil, a outra faz-nos despedir dele.

Depois de Parada del Sil começamos a distanciar-nos do Rio Sil, o responsável pelo formato deste desfiladeiro, mas rapidamente nos apercebemos que a água está sempre presente nesta região. Na aldeia de Baños de Molgas, uma conhecida estância termal, um casal que por aqui andava a tratar dos seus problemas de pele, apresentou-nos às propriedades e riqueza destas águas.

Antes de seguirmos para Allariz, onde iríamos fazer a pernoita desta etapa, este casal também nos sugeriu uma paragem em Xunqueira de Ambía, para visitarmos a Colexiata de Santa María, igreja famosa pelo seu órgão de igreja, considerado um dos melhores da Europa.

| €21,21 | pernoita de 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade

Equipamentos/ serviços para autocaravanas: água, electricidade, zonas para manutenção das águas e sanitas, WC, balneários, zona para lavar loiça, lavandaria, bar/ restaurante, contentores do lixo.

O parque de campismo Os Invernadeiros fica localizado numa das margens do Rio Arnoia, a 1,8 km do centro histórico de Allariz. Percebe-se rapidamente que este parque tem uma localização privilegiada na Reserva da Biosfera - Área de Allariz, pela natureza frondosa que o envolve.

Além de proporcionar uma pernoita e estadia muito sossegadas e seguras, por motivos desta fase Covid-19, e por possuir todos os equipamentos necessários, também convida a algumas actividades ao ar livre, com o seu centro equestre ou os inúmeros trilhos pedestres que por aqui passam.

Por causa de alguns erros de cálculo do nosso itinerário, haveríamos de regressar para uma segunda pernoita. E foi mesmo por causa desses erros, pois, apesar de apresentar todas as condições e ser um espaço muito bonito, consideramos que é uma estadia que se torna muito cara.

DIA 2 | ALLARIZ - PADERNE DE ALLARIZ - ESTRADA BARRA DE MIÑO - SOUTULLO DE ABAIXO - VILAMARÍN - OUTARIZ - MUIÑO DA VEIGA

Nesta região não interessa de onde vem a água, mas que há água em abundância, lá isso há... nem que seja da chuva. A manhã acordou com um céu tão carregado que pensámos que a nossa visita ao centro histórico de Allariz iria ficar estragada. Acabou por aguentar-se, mas foi uma ameaça que nos acompanhou durante toda a nossa etapa.

Allariz é a segunda cidade mais importante da Província de Ourense, com um dos centros históricos mais bem preservados, o que lhe valeu a atribuição do Prémio Europeu do Urbanismo. No seu centro histórico vamos encontrar o Camiño do Castelo que nos leva a subir até a um penedo, identificado como Castelo de Allariz, e de onde se tem umas extraordinárias vistas panorâmicas para os telhados do centro desta cidade.

Famosa também pelas suas empanadas, não conseguimos seguir viagem sem pararmos na Casa Pepiña para nos deliciarmos com uma empanada de marisco, acompanhada por um quente Caldo Galego. Este restaurante muito conhecido em Allariz é um dos melhores locais para se provar e comprar enchidos e vinhos típicos desta região.

Depois de nos deliciarmos com estas iguarias galegas, dirigimo-nos para o enorme estacionamento gratuito, localizado à frente do Convento de Santa Clara, onde a Judite nos esperava para seguirmos viagem.

E o resto da etapa de hoje seria dedicada ao Rio Miño, tão importante para as terras de Ourense. E pela Estrada Barra de Miño, uma das mais panorâmicas estradas que percorrem a margem deste rio, fomos conhecendo as características das aldeias que o acompanham, como Soutullo de Abaixo, Vilamarín ou Outariz, com os seus espigueiros de pedra e as suas terras férteis repletas de florestas.

Outariz é conhecida por ser uma das mais importantes estâncias termais de Ourense, mas não é a única, como é possível perceber pelas inúmeras placas que se encontram nas estradas a identificar as diferentes termas existentes neste recanto galego. E foi a seguir a placa das Termas do Muiño da Veiga que fomos descobrir umas belas piscinas termais, mesmo na margem do Rio Minho.

| €21,21 | pernoita de 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade | 2ª noite

E como referimos anteriormente, por erro e desconhecimento, já que Ourense tem ASA, decidimos regressar ao Parque de Campismo Os Invernadeiros.

Esta pernoita, além de cara, ficou um pouco fora de caminho, já que iríamos regressar a Ourense, no dia seguinte, para visitarmos o seu centro histórico, o qual fica a uma distância de 20 km deste parque.

Mas estes erros e enganos também fazem parte da aventura e da viagem!

DIA 3 | OURENSE - A MERCA - VERÍN

Ourense, que mais tarde viemos a descobrir ser de fácil acesso para as pernoitas de autocaravana, pela ASA que possui ao lado das Termas de Ourense, mostrou-se de difícil acesso na hora de se visitar o seu centro histórico. Com todos os parques de estacionamento, e locais identificados na app do park4night, esgotados, ao fim de 30 minutos às voltas, lá encontrámos um estacionamento gratuito nas traseiras do Estádio do Couto, que fica a 20 minutos a pé do centro histórico. Também ficámos a perceber que é um local muito procurado por companheiros autocaravanistas para pernoitar mais perto do centro.

A nossa primeira paragem e visita teve de ser junto do símbolo e da principal atracção turística da cidade: as Burgas. Estas fontes termais, localizadas no centro histórico de Ourense, brotam água a uma temperatura de 68 ºC, e têm a particularidade de serem boas para os problemas de pele.

A outra principal atracção turística é a Catedral de Ourense do século XII. O seu rico interior é de visita obrigatória, onde podemos apreciar o seu estilo arquitectónico, a bela decoração e rica arte sacra. A joia desta catedral é o Pórtico do Paraíso, que terá sido inspirado no Pórtico da Glória, da Catedral de Santiago de Compostela.

O exterior da Catedral está cheio de esplanadas, espalhadas pelas várias calles deste centro histórico. E tal como os típicos espanhóis, que aqui param a beber um chupito e petiscar umas tapas antes da siesta, nós também por aqui nos deixámos ficar a provar umas iguarias galegas, como pulpo à la gallega e pimentos padróns.

E esta nossa viagem por terras galegas estava quase a terminar, mas antes de atravessarmos a fronteira, decidimos ficar uma última noite por terras galegas, mais precisamente na vila de Verín. Mas antes, fizemos um pequeno desvio para conhecer um dos maiores e mais bem conservados conjuntos de espigueiros desta região, que se localiza na aldeia A Merca.

E como íamos ficar a pernoitar num parque de estacionamento em Verín, sem quaisquer equipamentos de apoio a autocaravanas, parámos na ASA Autovía de las Rías Bajas. Esta ASA, completamente gratuita, se fizermos algumas compras na loja das Bombas Galp, onde ela se insere, foi o local ideal para fazermos a manutenção das águas e sanita, e atestarmos a Judite de água. Também tem espaço próprio para pernoita.

Verín, a meros 20 minutos da fronteira portuguesa, é conhecida como a terra da boa água e do bom vinho. A água não provámos, mas podemos assegurar que esta zona demarcada de Monterrei faz muito bom vinho. Os vinhedos e as várias fortalezas fazem parte da riqueza paisagística deste município, que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer devidamente.

Mas já tirámos alguns apontamentos para aqui regressarmos, para lhe dedicar o tempo que esta vila e as suas fortes tradições merecem. O ideal será durante o seu famoso entrudo, para convivermos com as suas coloridas máscaras.

| Gratuito |

Este parque de estacionamento gratuito fica mesmo no centro da vila de Verín e fomos descobrí-lo através da app do park4night.

Não é um local muito sossegado, por ser muito usado pelos locais para estacionar as suas viaturas, mas também por se encontrar ao lado de um muito concorrido trilho pedestre.

No entanto, pela sua localização ao centro e ao comércio da vila e pela sua gratuitidade não se pode exigir muito mais.

Este espaço não tem qualquer tipo de equipamentos/ serviços para autocaravanas.