• Foto do escritoras aventuras da judite

ponferrada e o seu valle del silencio

Ao dedicarmos os últimos dias de férias deste ano de 2020 ao norte de Espanha, e estando nós em Puebla de Sanabria, decidimos rumar à descoberta da cidade de Ponferrada e das suas belezas paisagísticas.

Se as minas de ouro romanas, Las Médulas, já estavam na programação destas férias, o Valle del Silencio e a aldeia de Peñalba de Santiago, foram a maior descoberta que poderíamos ter feito nesta zona da região espanhola de Castela e Leão.

No entanto, não se pode dizer que seja um itinerário fácil de se fazer de autocaravana. Chega mesmo a ser duro com alguns sustos associados, mas é um autêntico deslumbramento para os sentidos.

DIA 1 | VALLE DEL SILENCIO

ITINERÁRIO | Puebla de Sanabria - Peñalba de Santiago - Ponferrada

Depois de visitarmos Puebla de Sanabria, seguimos rumo a Peñalba de Santiago, a aldeia mais incrustada no desconhecido Valle del Silencio. Não sabíamos muito bem o que esperar deste trajecto de 78 km que, sem qualquer paragem, leva cerca de 2 horas a ser percorrido. Este percurso atravessa uma cadeia montanhosa denominada por Maciço Galaico-Leonês, sendo o Puerto de Los Portillinos um dos seus pontos mais altos, atingindo uma altitude de 1957 metros.

Se por um lado, o estado e o tipo de estradas que vamos encontrando tornam este percurso tão duro, por serem estradas muito estreitas, degradadas e com inclinações bastante longas e acentuadas. Por outro lado, esta travessia é facilitada pela baixa circulação de veículos. Na verdade, durante 2 horas de viagem, apenas nos cruzámos com um carro, duas motas e um ciclista.

Mas são as vistas de tirar o fôlego que ajudam a ultrapassar a dureza deste percurso. E no decorrer destas estradas panorâmicas - LE-126 e LE-CV-192/21 - vamos atravessando algumas aldeias tradicionais de montanha, onde parece que o tempo parou.

Chegados finalmente a Peñalba de Santiago é quando nos apercebemos, não só da relatividade do tempo, mas também do isolamento destas povoações de montanha. A aldeia possui todas as características desta região, com as suas pequenas casas de pedra, telhados de xisto e varandas de madeira. Abraçada pela cadeia montanhosa do Valle del Silencio, Peñalba de Santiago encontra-se muito bem preservada. E é a calcorrear as suas estreitas calles que vamos absorvendo as razões que levaram esta aldeia a ser denominada como um dos pueblos bonitos de Espanha.

Agora voltada para o turismo, Peñalba de Santiago além de oferecer paisagens extraordinárias, também proporciona algumas actividades, como vários trilhos pedestres, para quem quer conhecer as riquezas naturais e paisagísticas deste Valle del Silencio. No centro da aldeia encontramos a bela igreja moçárabe de Santiago de Peñalba, edificada no século X.

Como a circulação de veículos está proibida no centro da aldeia, existem dois parques de estacionamento gratuitos na entrada de Peñalba de Santiago, onde é possível pernoitar. Mas a nossa ideia era passar a noite em Ponferrada, para podermos visitar esta cidade logo pela manhã.

E é aqui que começa a segunda fase da aventura pelas estradas do Valle del Silencio. Esta estrada segue sempre ao lado do riacho Arroyo de Peñalba e é completamente coberta por frondosas florestas. O percurso até Ponferrada é de apenas 20 km, mas tem de ser feito devagar, já que a estrada é muito estreita e com muitas curvas. Novamente, a baixa circulação de veículos permite uma viagem sossegada, pois quase toda a extensão da estrada não permite o cruzamento de dois veículos. E mais uma vez, são as vistas a compensar todos os sobressaltos.

| €5,00 - 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade | €1,00 - 100 litros de água |

Equipamentos/ serviços: zona para manutenção das águas e sanita, água, electricidade, WC e balneários (desconhecemos as condições, pois não os utilizámos), mercearia.

Existem duas áreas de serviço para autocaravanas, identificadas no park4night, perto do centro de Ponferrada. Uma é mais central do que outra, mas acabámos por escolher a mais afastada pelos serviços que possui, já que precisávamos de fazer a manutenção das águas.

Esta área de serviço pertence às Bombas da Shell La Pelegrina e localiza-se nas suas traseiras, onde se encontra um enorme espaço para aparcar a autocaravana e onde se encontram todos os equipamentos necessários para águas, despejo de sanitas e electricidade.

Ao redor, encontramos todo o tipo de comércio, incluindo nas Bombas da Shell, que tem mercearia, onde de manhã é possível comprar pão fresco para o pequeno-almoço. Para quem pernoita nesta ASA, pode também utilizar gratuitamente as casas-de-banho deste espaço.

Durante o dia, sendo uma frequente zona de passagem, tanto de pessoas como de veículos, que ficam aqui estacionados, pode tornar-se bastante barulhento. Mas a noite é sossegada e segura.

E mesmo afastados, de manhã foi só pegar na Judite e seguir para o casco antigo, onde existem alguns parques de estacionamento gratuitos, para se deixar a autocaravana enquanto visitamos a cidade.

DIA 2 | PONFERRADA

Ponferrada é um município da região autónoma espanhola de Castela e Leão, e tal como Puebla de Sanabria, é uma cidade com um centro histórico pequeno e muito concentrado, que se visita com alguma facilidade e rapidez.

O ponto turístico mais importante da cidade é o Castillo de los Templarios, erigido numa margem do Rio Sil, o qual apresenta uma incrível história que remonta ao século XI, quando o castelo foi doado à Ordem dos Templários para protegerem os peregrinos que faziam o Camiño Francês de Santiago.

E ainda hoje é possível testemunhar como esta cidade continua a ser um importante ponto de passagem de peregrinos que seguem para Santiago de Compostela. Mas o monumento que está sempre presente ao longo das incursões pela cidade é a bela Torre do Relógio. Desde a Plaza Ayuntamiento, esta torre conduz-nos até ao castelo, mas também à Basílica Nuestra Señora de la Encina, um dos mais importantes templos de passagem e paragem para quem faz este percurso do Camiño de Santiago.

E é a rua estreita e pedonal, onde se ergue a Torre do Relógio, que nos convida a entrar e conhecer o Museo de El Bierzo. Este espaço leva-nos a conhecer a história de Ponferrada e de El Bierzo, como se denomina esta região, através de objectos arqueológicos, etnográficos e registos fotográficos. Foi também neste museu que tivemos a primeira introdução à história e características das incríveis minas de ouro romanas, Las Médulas, que seriam a nossa próxima etapa desta viagem.

Este espaço vai abrigando também algumas exposições temporárias. Muñecas Rotas, rotas por intentar tener una vida é a actual exposição temporária patente neste espaço. Uma instalação artística com recurso à fotografia, a qual alerta para o flagelo que é a violência doméstica e a violência de género contra as mulheres em Espanha.