• Foto do escritoras aventuras da judite

um roteiro pela melhor estrada do mundo: en-222

Não somos nós que o afirmamos, mas sim um cálculo matemático que, em 2015, considerou a EN-222 como a melhor estrada do mundo. Este cálculo assentou no tipo de estrada que, com as suas retas e curvas, proporciona um grande prazer a quem a percorre. Esta característica, reforçada pelas incríveis paisagens panorâmicas do Rio Douro, com os seus vinhedos e socalcos, atribuíram-lhe facilmente o primeiro lugar do “World Best Driving Road”.

Com uma extensão de 226 km, a EN-222 liga Portugal de oeste a este, do centro da cidade de Vila Nova de Gaia à localidade de Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Esta estrada não nos conduz apenas pela beleza paisagística desta zona nortenha, mas também nos apresenta a três locais classificados como Património da Humanidade: Ribeira do Porto, Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa.

Tudo isto, associado a outras características, como a gastronomia, os ofícios e trabalhos tradicionais, como as vindimas e a apanha da amêndoa e da azeitona, o acolhimento genuíno e simpático das gentes destas terras, e os vários equipamentos destinados a autocaravanas, fizeram-nos concluir que a EN-222 é efectivamente uma das melhores estradas do mundo.

DIA 1 | VILA NOVA DE GAIA - CASTELO DE PAIVA - SOUSELO

Para nós, este é o percurso menos interessante e o mais rápido de toda a EN-222. De Vila Nova de Gaia a Castelo de Paiva poucas são as atracções que nos levam a querer parar.

Depois de passearmos pelo Jardim do Largo do Conde, no centro de Castelo de Paiva, seguimos viagem para Souselo, uma freguesia do concelho de Cinfães, onde planeávamos pernoitar. Mas antes disso, parámos no Miradouro de Catapeixe para apreciarmos as magníficas vistas sobre o rio Douro, as vistas mais panorâmicas desta primeira etapa.

PERNOITA | ASA de Souselo

| Gratuita |

A freguesia de Souselo, no concelho de Cinfães, apresenta uma das ASA's públicas mais incríveis onde já tivemos a oportunidade de parar e pernoitar. A experiência foi tão boa que fizemos questão de dedicar uma publicação a este espaço, onde é possível perceber melhor as características e serviços que esta ASA disponibiliza.

Localizada em plena EN-222, esta ASA é completamente gratuita, com todos os equipamentos e serviços para a prática do autocaravanismo.

DIA 2 | CINFÃES - PORTO ANTIGO - RESENDE - PESO DA RÉGUA

Esta etapa inicia-nos no incrível Alto Douro Vinhateiro, e onde melhor nos é apresentado o corrupio da actividade mais importante desta região no mês de Setembro: as vindimas. Tornando esta época numa das melhores para se visitar e atravessar a EN-222.

De Souselo a Cinfães vamos também poder assistir a um incrível exemplar da rica arquitectura românica: a Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela. Exemplar que faz parte da imperdível Rota do Românico do Vale do Douro.

No centro de Cinfães recomendamos a visita ao Museu Serpa Pinto, um espaço museológico dedicado ao general e explorador Serpa Pinto, natural destas terras, onde está patente um grande espólio referente às suas expedições em África.

O troço da EN-222 que nos leva de Cinfães até Porto Antigo é um dos mais panorâmicos desta etapa, pois leva-nos a contornar o Rio Bestança, um rio que nasce na desconhecida Serra do Montemuro e desagua no Rio Douro. E foi na tranquilidade do cais da localidade de Porto Antigo, com a bela Ponte de Mosteirô como pano de fundo que decidimos parar para fazer o nosso almoço.

Em Resende, depois de passarmos calmamente por várias aldeias que se alinham no alto desta região Duriense, comprámos algumas cavacas para o nosso lanche na barraquinha localizada no Jardim 25 de Abril.

E é este último troço, que nos conduz de Resende até ao Peso da Régua, que nos apresenta com mais intensidade à esgotante e difícil actividade que são as vindimas. Ao longo dos inúmeros socalcos inclinados, vamos observando homens e mulheres a apanhar as uvas e a transportar os pesados cestos às costas até à berma da EN-222, para serem depois transportadas até aos lagares.

A chegada ao Peso da Régua é inconfundível com as suas três pontes a pintar o horizonte. Mas também pelos vários símbolos e nomes conhecidos a identificar as quintas das grandes marcas produtoras do Vinho do Porto.

| €3,00 - pernoita com electricidade |

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | 16 locais de pernoita, electricidade, água, manutenção das águas e despejos da sanita, caixotes do lixo.

Esta é uma das mais conhecidas áreas de serviço para autocaravanas desta região. E uma das mais apreciadas também. E isso deve-se às excelentes condições que a mesma apresenta. Para nós, a localização ao centro da cidade da Régua é também uma das mais interessantes características, já que as ASA's, por norma, ficam muito afastadas dos centros urbanos.

A manutenção e a organização deste espaço está à responsabilidade de uma associação local, onde temos de nos deslocar para pagar a pernoita e para termos acesso a uma chave que desbloqueia o local de pernoita escolhido. Este sistema permite-nos também aceder à electricidade.

DIA 3 | PINHÃO - SÃO JOÃO DA PESQUEIRA - VILA NOVA DE FOZ CÔA - ALMENDRA

Este terceiro e último dia deste nosso roteiro pela EN-222 faz-nos conduzir pelo famoso troço que atribuiu à EN-222 o prémio de melhor estrada do mundo. Este troço vai do Peso da Régua até ao Pinhão. E é efectivamente um dos troços mais panorâmicos de toda a rota e aquele que nos permite fazer uma agradável e calma condução, enquanto apreciamos as belezas paisagísticas desta região. Sempre pela margem do Rio Douro, a EN-222 tem várias zonas de paragem para melhor apreciarmos estas belas vistas.

O Pinhão é a vila deste roteiro que melhor nos mostra a importância do vinho do Porto nesta região, através da sua forte paisagem demarcada, pelas muitas quintas produtoras deste vinho e até pelos belos painéis de azulejos expostos nas paredes da sua bela estação ferroviária, os quais retratam todas as fases desta actividade.

Depois desta vila, a EN-222 começa a afastar-se das margens do Rio Douro, para nos conduzir até ao alto desta zona demarcada. É o troço mais incrível de toda a viagem e onde temos a oportunidade de perceber com mais facilidade o porquê desta região ser considerada Património Cultural da Humanidade.

A vila mais antiga de Portugal, São João da Pesqueira, continua a ter no vinho do Porto uma das suas mais importantes actividades, mas também começa a apresentar-nos a uma das mais belas rotas desta região: as amendoeiras, que na Primavera a tornam tão colorida. E que nos fazem ficar divididos sobre a melhor altura para se percorrer esta estrada.

Com este roteiro quase a acabar, decidimos deixar Vila Nova de Foz Côa para o final, pois seria a nossa escolha de pernoita, o que acabou por não acontecer, e seguir a EN-222 até ao seu último quilómetro, que se localiza na aldeia de Almendra, onde vamos encontrar o último marco da EN-222 a celebrar o final deste incrível roteiro.

Regressados a Vila Nova de Foz Côa apenas nos deixámos encantar pelas belas ruas históricas desta vila, pois fomos encontrar o Parque Arqueológico encerrado. E na hora de conhecer a ASA, que existe no seu centro, por não nos sentirmos seguros, decidimos continuar viagem até Freixo de Numão, onde nos surpreendemos com a descoberta de uma interessante ASA.

| €5,00 - pernoita 2 adultos, 2 animais, 1 autocaravana, electricidade |

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | vários locais de pernoita, electricidade, água, manutenção das águas e despejos da sanita, balneário com água quente, lavadouros e caixotes do lixo.

Depois de termos fugido da ASA de Vila Nova de Foz Côa, fomos encontrar através do park4night uma interessante ASA escondida na bonita aldeia de Freixo de Numão. Esta histórica área de serviço para autocaravanas, histórica pois foi a primeira a ser construída na Península Ibérica, tem todos os serviços e equipamentos necessários para a prática do autocaravanismo, incluindo balneários com água quente, por um valor total de €5,00.

Localizada numa zona muito sossegada, tivemos a companhia de outros companheiros autocaravanistas franceses que andavam a conhecer esta região do Alto Douro Vinhateiro.

Esta ASA está à responsabilidade de uma associação local, que também tem disponível alguns produtos locais para venda.