• Foto do escritoras aventuras da judite

onde a judite gostou de parar, ao longo da raia

Tal como já referimos no nosso roteiro de 12 dias pela Raia, a fronteira terrestre que separa Portugal de Espanha, muitos foram os motivos que nos levaram a considerar que esta primeira viagem, na companhia da Judite, pós-confinamento, durante as duas primeiras semanas de Junho de 2020, de típico e normal não teve nada.

Um desses motivos prendeu-se com a escolha dos locais de pernoita e de paragem. Habituados a viajar com alguma liberdade e autonomia, parar e pernoitar em espaços públicos, como em parques de estacionamento, muitas vezes sem apoio para autocaravanas, só procurando estes espaços para ir fazendo a manutenção das águas/ sanita, deparámo-nos com um problema técnico: as baterias da Judite deixaram de carregar.

Este problema técnico, aliado à nossa necessidade de electricidade, levou-nos à procura de outro tipo de pernoitas e paragens. Mas também fez-nos sentir outro tipo de dificuldades, muito mais intensas, do que a falta de baterias: o encerramento de todos os parques de campismo municipais e ASA's públicas, e a escassez de espaços, privados ou públicos, próprios para a prática do autocaravanismo, principalmente, no interior do nosso país.

Ao longo destes 12 dias pela fronteira portuguesa, muitos foram os locais onde parámos. Uns para pernoitar, outros, simplesmente, para fazer as nossas refeições diárias. Uns garantiram-nos todas as condições de segurança, nesta fase Covid-19, outros nem sequer tivemos coragem de sair do interior da Judite com medo de contágio. Uns acarinharam-nos por termos a coragem de voltar a viajar, enquanto que outros apenas nos prestaram um serviço.

Por isso, elencamos aqui alguns dos locais onde mais gostámos de parar, desde ASA's, parques de campismo ou até mesmo parques de merendas. Esta lista não está por ordem de preferência, mas sim por ordem das etapas realizadas ao longo desta viagem.

PARQUE DE MERENDAS DA PRAIA FLUVIAL DA LENTA

| Rua do Pousado, Lovelhe, Vila Nova de Cerveira |

| Gratuito |

A nossa primeira paragem pela Raia, para fazer e saborear o nosso almoço, foi no refrescante Parque de Merendas da Praia Fluvial da Lenta, na freguesia de Lovelhe, que pertence a Vila Nova de Cerveira. Numa margem do Rio Minho, com a margem espanhola à vista, encontrámos este refrescante parque, muito usado e procurado, por todos os equipamentos/serviços que oferece: uma praia fluvial com um pequeno areal, que convida a banhos, apesar das águas frias do Norte; um pequeno bar que dá apoio aos utilizadores desta praia fluvial; e um amplo espaço arborizado, com mesas de merendas e vários grelhadores, que apelam a um calmo momento de pausa.

Aqui, cruzámo-nos com alguns trabalhadores do comércio, indústrias e serviços dos arredores, que procuram a sombra e a paz deste local, durante a sua pausa de almoço, para fazerem a sua refeição, antes de regressarem aos seus trabalhos.

Muitos companheiros autocaravanistas, que andam de viagem por esta região, acabam por ficar a pernoitar neste local.

Não tem quaisquer equipamentos/ serviços para autocaravanas.

PARQUE DE CAMPISMO TERMAS DE MELGAÇO

| Lugar do Peso, Paderne, 4960-207 Melgaço |

| €13,50 | 2 adultos, 1 autocaravana , electricidade

Depois de nos apercebermos que todos os parques de campismo e ASA's, identificados na app do park4night, nesta região do Minho, ainda se encontravam encerrados, por motivos da Covid-19, fomos encontrar no site do Roteiro Campista este pequeno e familiar parque de campismo.

Ao telefone, informaram-nos que, apesar de já se encontrarem abertos, ainda andavam a fazer pequenas manutenções. Como não somos esquisitos, decidimos pernoitar neste espaço, que pertence às Termas de Melgaço. Fomos os únicos a pernoitar aqui, nós e um enfermeiro que estava a ocupar um bungalow, por se encontrar a dar apoio a um Lar de Idosos da região, no âmbito da Covid-19.

Prepararam-nos um balneário só para nós e, por €16,00, arranjaram-nos duas garrafas de excelente vinho Alvarinho, para acompanhar o nosso jantar e para levarmos para a viagem.

Antes do nosso jantar, ainda fomos dar uma volta pelas belas termas e a zona que as envolve, com as suas florestas frondosas e os belos riachos que acompanham os edifícios históricos deste espaço. Existe um parque de estacionamento e um bar.

Pelo ambiente familiar, pela incrível descoberta, pela história da região, e pela simpatia daqueles que nos acolheram, dizemos que havemos de regressar um dia e dedicar o tempo que este local merece.

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | água, wc, balneários, local para despejar as águas sujas e a sanita, local para lavar loiça, grelhadores.

CEPO VERDE

| Lugar da Vinha do Santo, 5300-561 Gondesende - Bragança |

| Site de apoio | Cepo Verde - Campismo |

| €14,65 | 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade

A nossa ideia inicial era ficarmos a pernoitar no parque de campismo de Rio de Onor, a aldeia trasnsraiana mais bonita que encontrámos, mas mais uma vez fomos encontrar esse espaço fechado, por causa da Covid-19, e a ASA da aldeia é apenas um simples parque de estacionamento, o que não nos convinha, devido ao nosso problema de baterias. Desta feita, fomos encontrar a nossa pernoita no Parque de Campismo Cepo Verde, considerado um dos melhores do país, com certificação ambiental. Este parque de campismo está localizado no Parque Natural de Montesinho, na freguesia de Gondesende, a poucos quilómetros do centro de Bragança.

Apesar de já estarem abertos, à data da nossa visita, Junho de 2020, fomos novamente os únicos a pernoitar neste espaço. E de todos os equipamentos, apenas a piscina ainda se encontrava encerrada. Foi-nos medida a temperatura à entrada e foi-nos atribuído um balneário específico para utilizar, de forma a poderem controlar mais facilmente possíveis cadeias de transmissão.

Sem vizinhança "humana", apenas tivemos contacto com uma raposa que, assustadiça, teimava em cheirar o nosso jantar. E debaixo de umas cerejeiras, dormimos embalados por uma suave brisa transmontana.

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | água, wc, balneários, local para lavar loiça, local para despejar águas sujas e sanita, grelhadores, café/ bar, piscina.

| Poiares, Freixo de Espada à Cinta |

| Gratuito |

Este miradouro fica localizado a 2 km do centro de Freixo de Espada à Cinta, em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional. A estrada que nos leva até ao miradouro é muito boa, apesar de atravessar uma zona muito rural e de mata.

Localizado na margem direita do Rio Douro, sobre uma escarpa vertiginosa, é deste miradouro que assistimos às maravilhosas vistas panorâmicas desta região tão acentuada, e à fronteira natural criada entre Portugal e Espanha. E foi aqui que decidimos parar para fazer o nosso almoço. Existem algumas mesas de merendas, umas protegidas do sol transmontano, pela sombra de algum arvoredo aqui existente, outras nem por isso.

Alguns varandins e trilhos em escadarias de xisto convidam-nos a passear por entre estas fragas e beber de toda a beleza que estas paisagens transmitem. Debaixo de uma escarpa de xisto, encontramos também a imagem em pedra branca da Nossa Senhora do Douro, protectora destas terras tão agrestes.

Não tem quaisquer equipamentos/ serviços para autocaravanas.

| Avenida das Tílias, 113, 6355-339 Vilar Formoso |

| €8,00 - €5,00 pernoita/ €3,00 electricidade | 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade

"Que andam por aqui a fazer, meus portuguezinhos?"

Foi assim que calorosamente fomos recebidos pela nossa anfitriã da ASA privada de Vilar Formoso: a ASA ZáZá. Depois de nos depararmos com mais uma ASA encerrada, a ASA de Almeida, por motivos da Covid-19, seguimos viagem para Vilar Formoso. E foi no centro desta vila fronteiriça que encontrámos este espaço privado, muito usado por outros companheiros autocaravanistas, durante as suas longas viagens, principalmente quando regressam do estrangeiro.

Pernoitámos junto a outras três autocaravanas francesas, que andavam a percorrer Portugal enquanto não abriam as fronteiras. Esta ASA pertence a uma loja, com o mesmo nome, Armazéns ZáZá, onde tivemos de ir à procura dos nossos anfitriões, para percebermos os serviços que prestavam e para pagarmos a pernoita e electricidade.

Como é um espaço com todo o tipo de materiais e produtos à venda, aproveitámos para comprar uma tradicional garrafa de "Bagaceira Portugueza", para assarmos um delicioso chouriço que tínhamos trazido de Miranda do Douro.

Embora esteja localizada numa estrada principal de Vilar Formoso, a pernoita foi calma e silenciosa. De futuro, quando for possível dar uns giros fora de Portugal, com certeza que iremos fazer aqui uma das nossas últimas paragens, antes de regressarmos a casa.

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | água (€2,00/ 100 litros), electricidade, despejo de sanitas, despejo de águas sujas.

| Lardosa, Castelo Branco |

| €10,00 | 2 adultos, 1 autocaravana, electricidade

Esta foi uma das mais belas experiências de pernoita que tivemos ao longo deste nosso roteiro pela Raia. Sem grandes opções de pernoita nesta região, tanto em parques de campismo como em ASA's, fomos encontrar a 30 km de Monsanto esta ASA privada, propriedade de um jovem casal de franceses.

No meio de um olival, este casal transformou o local para acolher algumas autocaravanas. A disponibilidade destes não se limita apenas à cedência do espaço para pernoita e manutenção das autocaravanas, mas também por organizarem passeios para aqueles que pretendem conhecer melhor esta região.

Antes do jantar, vieram até à Judite para nos oferecer um pouco do seu licor de framboesa caseiro. Um convívio que era para ser rápido, acabou por ser uma longa conversa sobre as viagens que já fizemos em França, recomendações de locais que temos que visitar quando voltarmos a esse país e perceber como se estão a adaptar em Portugal. E como bons portugueses que somos, fizemos questão de partilhar uns cálices de licor de amêndoa que comprámos em Castelo Rodrigo.

Esta incrível conversa só terminou porque se levantou um vento incomodativo, mas que não nos impediu de aproveitar o extraordinário cair do dia nesta região, com tonalidades rosa a esconderem-se por entre as oliveiras. Esta é uma ASA onde, seguramente, iremos regressar, não só para conhecer esta região do Fundão e Castelo Branco, tão desconhecida para nós, mas para voltarmos a sentir a enorme simpatia e hospitalidade deste casal.

Equipamentos/ serviços para autocaravanas | água, wc, balneários, e local para despejo de águas sujas e sanitas , e local para lavar loiça.